Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78379
Tipo: | TCC |
Título : | Ensino da primeira Lei de Ohm: fazendo uma analogia com o uso da sifonação |
Autor : | Vasconcelos, Raul Douglas Brasil |
Tutor: | Dias, Nildo Loiola |
Palabras clave en portugués brasileño: | Experimentação;Aprendizagem significativa;1ª Lei de Ohm;Ensino de Física |
Fecha de publicación : | 2024 |
Citación : | VASCONCELOS, R.D.B. Ensino da primeira Lei de Ohm: fazendo uma analogia com o uso da sifonação. 2024. 48 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumen en portugués brasileño: | Tendo em vista as dificuldades de aprendizado apresentadas por muitos alunos na disciplina de Física, faz se necessário um estudo aprofundado de medidas que podem facilitar esse processo, tornando a aprendizagem mais significativa. Neste trabalho, serão exploradas a aplicação de experimentos no ensino de Física e proposto um experimento sobre a 1ª Lei de Ohm para uma turma do ensino médio, utilizando a sifonação como método para tornar mais intuitiva a compreensão do conteúdo, detalhando sua metodologia e aplicação, além de dois experimentos elétricos, qualitativo e quantitativo, e uma posterior análise das semelhanças e diferenças dos mesmos. Esperamos que este trabalho forneça uma visão esclarecedora sobre como as aulas de Física Experimental podem enriquecer significativamente o processo de ensino aprendizagem, contribuindo para uma educação mais significativa e eficaz. |
Abstract: | Considering the learning difficulties presented by many students in the Physics discipline, it is necessary to conduct a thorough study of measures that can facilitate this process, making learning more meaningful. In this work, the application of experiments in Physics teaching will be explored, and an experiment on Ohm's First Law will be proposed for a high school class, using siphoning as a method to make the content comprehension more intuitive, detailing its methodology and application, as well as two electrical experiments, qualitative and quantitative, and a subsequent analysis of their similarities and differences. We hope that this work provides an enlightening insight into how Experimental Physics classes can significantly enrich the teaching learning process, contributing to a more meaningful and effective education. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78379 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tcc_rdbvasconcelos.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.