Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78379
Type: TCC
Title: Ensino da primeira Lei de Ohm: fazendo uma analogia com o uso da sifonação
Authors: Vasconcelos, Raul Douglas Brasil
Advisor: Dias, Nildo Loiola
Keywords in Brazilian Portuguese : Experimentação;Aprendizagem significativa;1ª Lei de Ohm;Ensino de Física
Issue Date: 2024
Citation: VASCONCELOS, R.D.B. Ensino da primeira Lei de Ohm: fazendo uma analogia com o uso da sifonação. 2024. 48 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Tendo em vista as dificuldades de aprendizado apresentadas por muitos alunos na disciplina de Física, faz se necessário um estudo aprofundado de medidas que podem facilitar esse processo, tornando a aprendizagem mais significativa. Neste trabalho, serão exploradas a aplicação de experimentos no ensino de Física e proposto um experimento sobre a 1ª Lei de Ohm para uma turma do ensino médio, utilizando a sifonação como método para tornar mais intuitiva a compreensão do conteúdo, detalhando sua metodologia e aplicação, além de dois experimentos elétricos, qualitativo e quantitativo, e uma posterior análise das semelhanças e diferenças dos mesmos. Esperamos que este trabalho forneça uma visão esclarecedora sobre como as aulas de Física Experimental podem enriquecer significativamente o processo de ensino aprendizagem, contribuindo para uma educação mais significativa e eficaz.
Abstract: Considering the learning difficulties presented by many students in the Physics discipline, it is necessary to conduct a thorough study of measures that can facilitate this process, making learning more meaningful. In this work, the application of experiments in Physics teaching will be explored, and an experiment on Ohm's First Law will be proposed for a high school class, using siphoning as a method to make the content comprehension more intuitive, detailing its methodology and application, as well as two electrical experiments, qualitative and quantitative, and a subsequent analysis of their similarities and differences. We hope that this work provides an enlightening insight into how Experimental Physics classes can significantly enrich the teaching learning process, contributing to a more meaningful and effective education.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78379
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_rdbvasconcelos.pdf1,06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.