Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78379
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDias, Nildo Loiola-
dc.contributor.authorVasconcelos, Raul Douglas Brasil-
dc.date.accessioned2024-10-04T17:54:36Z-
dc.date.available2024-10-04T17:54:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, R.D.B. Ensino da primeira Lei de Ohm: fazendo uma analogia com o uso da sifonação. 2024. 48 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, , Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78379-
dc.description.abstractConsidering the learning difficulties presented by many students in the Physics discipline, it is necessary to conduct a thorough study of measures that can facilitate this process, making learning more meaningful. In this work, the application of experiments in Physics teaching will be explored, and an experiment on Ohm's First Law will be proposed for a high school class, using siphoning as a method to make the content comprehension more intuitive, detailing its methodology and application, as well as two electrical experiments, qualitative and quantitative, and a subsequent analysis of their similarities and differences. We hope that this work provides an enlightening insight into how Experimental Physics classes can significantly enrich the teaching learning process, contributing to a more meaningful and effective education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEnsino da primeira Lei de Ohm: fazendo uma analogia com o uso da sifonaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTendo em vista as dificuldades de aprendizado apresentadas por muitos alunos na disciplina de Física, faz se necessário um estudo aprofundado de medidas que podem facilitar esse processo, tornando a aprendizagem mais significativa. Neste trabalho, serão exploradas a aplicação de experimentos no ensino de Física e proposto um experimento sobre a 1ª Lei de Ohm para uma turma do ensino médio, utilizando a sifonação como método para tornar mais intuitiva a compreensão do conteúdo, detalhando sua metodologia e aplicação, além de dois experimentos elétricos, qualitativo e quantitativo, e uma posterior análise das semelhanças e diferenças dos mesmos. Esperamos que este trabalho forneça uma visão esclarecedora sobre como as aulas de Física Experimental podem enriquecer significativamente o processo de ensino aprendizagem, contribuindo para uma educação mais significativa e eficaz.pt_BR
dc.subject.ptbrExperimentaçãopt_BR
dc.subject.ptbrAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.ptbr1ª Lei de Ohmpt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de Físicapt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_rdbvasconcelos.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.