Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52973
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título: | Práticas de letramento na educação infantil: caminhos para emergência de estratégias significativas de aprendizagem |
Autor(es): | Silva, Camila Barreto Santos, Dayane Ribeiro dos Castro, Mirella Joyce Carolino de Oliveira Neta, Adelaide de Sousa |
Palavras-chave: | Educação Infantil;Letramento;Prática pedagógica |
Data do documento: | 2020 |
Instituição/Editor/Publicador: | Realize Eventos |
Citação: | SILVA, Camila Barreto; SANTOS, Dayane Ribeiro dos; CASTRO, Mirella Joyce Carolino de; OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa. Práticas de letramento na educação infantil: caminhos para emergência de estratégias significativas de aprendizagem. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar as práticas de letramento observadas em uma turma do Infantil IV durante o Estágio na Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para a realização desta pesquisa foram observadas cinco aulas com duração de quatro horas cada uma, a fim de catalogar estratégias e atividades de letramento. Os dados revelaram que atividades com gêneros textuais, gêneros orais e com reconto oral se sobressaíram neste ambiente de aprendizagem. Os resultados apontam que a prática pedagógica da professora contemplava atividades que favorecem o aprendizado da leitura e da escrita na Educação Infantil, possibilitando a inserção das crianças em um processo sistemático de letramento a partir de elementos do universo infantil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52973 |
ISSN: | 978-65-86901-07-8 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_cbsilva.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.