Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52973
Type: Capítulo de Livro
Title: Práticas de letramento na educação infantil: caminhos para emergência de estratégias significativas de aprendizagem
Authors: Silva, Camila Barreto
Santos, Dayane Ribeiro dos
Castro, Mirella Joyce Carolino de
Oliveira Neta, Adelaide de Sousa
Keywords: Educação Infantil;Letramento;Prática pedagógica
Issue Date: 2020
Publisher: Realize Eventos
Citation: SILVA, Camila Barreto; SANTOS, Dayane Ribeiro dos; CASTRO, Mirella Joyce Carolino de; OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa. Práticas de letramento na educação infantil: caminhos para emergência de estratégias significativas de aprendizagem. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem por objetivo analisar as práticas de letramento observadas em uma turma do Infantil IV durante o Estágio na Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para a realização desta pesquisa foram observadas cinco aulas com duração de quatro horas cada uma, a fim de catalogar estratégias e atividades de letramento. Os dados revelaram que atividades com gêneros textuais, gêneros orais e com reconto oral se sobressaíram neste ambiente de aprendizagem. Os resultados apontam que a prática pedagógica da professora contemplava atividades que favorecem o aprendizado da leitura e da escrita na Educação Infantil, possibilitando a inserção das crianças em um processo sistemático de letramento a partir de elementos do universo infantil.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52973
ISSN: 978-65-86901-07-8
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_capliv_cbsilva.pdf83,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.