Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52973
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Práticas de letramento na educação infantil: caminhos para emergência de estratégias significativas de aprendizagem |
Authors: | Silva, Camila Barreto Santos, Dayane Ribeiro dos Castro, Mirella Joyce Carolino de Oliveira Neta, Adelaide de Sousa |
Keywords: | Educação Infantil;Letramento;Prática pedagógica |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Realize Eventos |
Citation: | SILVA, Camila Barreto; SANTOS, Dayane Ribeiro dos; CASTRO, Mirella Joyce Carolino de; OLIVEIRA NETA, Adelaide de Sousa. Práticas de letramento na educação infantil: caminhos para emergência de estratégias significativas de aprendizagem. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo tem por objetivo analisar as práticas de letramento observadas em uma turma do Infantil IV durante o Estágio na Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. Para a realização desta pesquisa foram observadas cinco aulas com duração de quatro horas cada uma, a fim de catalogar estratégias e atividades de letramento. Os dados revelaram que atividades com gêneros textuais, gêneros orais e com reconto oral se sobressaíram neste ambiente de aprendizagem. Os resultados apontam que a prática pedagógica da professora contemplava atividades que favorecem o aprendizado da leitura e da escrita na Educação Infantil, possibilitando a inserção das crianças em um processo sistemático de letramento a partir de elementos do universo infantil. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52973 |
ISSN: | 978-65-86901-07-8 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_cbsilva.pdf | 83,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.