Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47972
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Aspectos históricos-epistemológicos acerca da geometria escolar
Autor(es): Bezerra Neto, Francisco Alves
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
Pontes, Mércia de Oliveira
Palavras-chave: Educação;Geometria;Análise histórica;Ensino de matemática
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Editora CRV
Citação: BEZERRA NETO, Francisco Alves; PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; PONTES, Mércia de Oliveira. Aspectos históricos-epistemológicos acerca da geometria escolar. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.143-169.
Resumo: Tendo como ponto de largada um sobrevoo sobre a Matemática escolar, destacamos o ensino da Geometria Euclidiana a partir da última metade do Século XVIII, a relação estabelecida entre a Geometria escolar e o avanço da industrialização do Brasil e a relevância da Geometria na educação formal. Colocamos, pois, em relevo uma abordagem dos processos de ensino e de aprendizagem da Geometria sob uma visão histórico-epistemológica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47972
ISBN: 978-85-444-0989-3
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_capliv_fabnetomgopontes.pdf20,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.