Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47972
Type: Capítulo de Livro
Title: Aspectos históricos-epistemológicos acerca da geometria escolar
Authors: Bezerra Neto, Francisco Alves
Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira
Pontes, Mércia de Oliveira
Keywords: Educação;Geometria;Análise histórica;Ensino de matemática
Issue Date: 2016
Publisher: Editora CRV
Citation: BEZERRA NETO, Francisco Alves; PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; PONTES, Mércia de Oliveira. Aspectos históricos-epistemológicos acerca da geometria escolar. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.143-169.
Abstract in Brazilian Portuguese: Tendo como ponto de largada um sobrevoo sobre a Matemática escolar, destacamos o ensino da Geometria Euclidiana a partir da última metade do Século XVIII, a relação estabelecida entre a Geometria escolar e o avanço da industrialização do Brasil e a relevância da Geometria na educação formal. Colocamos, pois, em relevo uma abordagem dos processos de ensino e de aprendizagem da Geometria sob uma visão histórico-epistemológica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47972
ISBN: 978-85-444-0989-3
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_capliv_fabnetomgopontes.pdf20,64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.