Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47972
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Aspectos históricos-epistemológicos acerca da geometria escolar |
Authors: | Bezerra Neto, Francisco Alves Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira Pontes, Mércia de Oliveira |
Keywords: | Educação;Geometria;Análise histórica;Ensino de matemática |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Editora CRV |
Citation: | BEZERRA NETO, Francisco Alves; PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira; PONTES, Mércia de Oliveira. Aspectos históricos-epistemológicos acerca da geometria escolar. In: SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra (orgs.). As dimensões epistemológicas do saber matemático: ensino e aprendizagem. Curitiba: Editora CRV, 2016. p.143-169. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Tendo como ponto de largada um sobrevoo sobre a Matemática escolar, destacamos o ensino da Geometria Euclidiana a partir da última metade do Século XVIII, a relação estabelecida entre a Geometria escolar e o avanço da industrialização do Brasil e a relevância da Geometria na educação formal. Colocamos, pois, em relevo uma abordagem dos processos de ensino e de aprendizagem da Geometria sob uma visão histórico-epistemológica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47972 |
ISBN: | 978-85-444-0989-3 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_capliv_fabnetomgopontes.pdf | 20,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.