Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45837
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A rebeldia na escola e o neoliberalismo no Brasil
Autor(es): Ribeiro, Luís Távora Furtado
Palavras-chave: Função social da escola;Educação;Neoliberalismo e educação;Metodologia do ensino
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: RIBEIRO, Luís Távora Furtado. A rebeldia na escola e o neoliberalismo no Brasil. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 223-244.
Resumo: Escrever sobre o papel social da escola e a rebeldia estudantil no atual contexto do capitalismo pósindustrial na década de 1990 e numa conjuntura política da implantação do neoliberalismo tardio no Brasil, com suas políticas de ajustes fiscais e de cortes de gastos sociais e previdenciários, é uma tarefa fundamental. Nesse contexto, a educação - compreendida em caráter restrito como escolarização - retorna à cena como elemento fundamental de suporte à modernização da sociedade, no discurso renovado da educação formal como via de acesso ao desenvolvimento do país e de superação da exclusão e da desigualdade social. Ressurgem agora com grande intensidade o debate sobre a escola e sua função social a partir da execução de programa neoliberal no país que enfatiza aspectos como: Implantação do Currículo Nacional, Descentralização Financeira, Gestão Colegiada, Formação de Professores, Novas Metodologias de Ensino, Formação para o Trabalho, Avaliação Externa e Educação a Distância. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45837
ISBN: 978-85-7282-389-0
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_capliv_ltfribeiro.pdf12,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.