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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45837
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | A rebeldia na escola e o neoliberalismo no Brasil |
Autor : | Ribeiro, Luís Távora Furtado |
Palabras clave : | Função social da escola;Educação;Neoliberalismo e educação;Metodologia do ensino |
Fecha de publicación : | 2010 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | RIBEIRO, Luís Távora Furtado. A rebeldia na escola e o neoliberalismo no Brasil. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 223-244. |
Resumen en portugués brasileño: | Escrever sobre o papel social da escola e a rebeldia estudantil no atual contexto do capitalismo pósindustrial na década de 1990 e numa conjuntura política da implantação do neoliberalismo tardio no Brasil, com suas políticas de ajustes fiscais e de cortes de gastos sociais e previdenciários, é uma tarefa fundamental. Nesse contexto, a educação - compreendida em caráter restrito como escolarização - retorna à cena como elemento fundamental de suporte à modernização da sociedade, no discurso renovado da educação formal como via de acesso ao desenvolvimento do país e de superação da exclusão e da desigualdade social. Ressurgem agora com grande intensidade o debate sobre a escola e sua função social a partir da execução de programa neoliberal no país que enfatiza aspectos como: Implantação do Currículo Nacional, Descentralização Financeira, Gestão Colegiada, Formação de Professores, Novas Metodologias de Ensino, Formação para o Trabalho, Avaliação Externa e Educação a Distância. [...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45837 |
ISBN : | 978-85-7282-389-0 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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