Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45837
Type: Capítulo de Livro
Title: A rebeldia na escola e o neoliberalismo no Brasil
Authors: Ribeiro, Luís Távora Furtado
Keywords: Função social da escola;Educação;Neoliberalismo e educação;Metodologia do ensino
Issue Date: 2010
Publisher: Edições UFC
Citation: RIBEIRO, Luís Távora Furtado. A rebeldia na escola e o neoliberalismo no Brasil. In: RIBEIRO, Luís Távora Furtado; RIBEIRO, Marco Aurélio de Patrício. Temas educacionais: uma coletânea de artigos. Fortaleza: Edições UFC, 2010. p. 223-244.
Abstract in Brazilian Portuguese: Escrever sobre o papel social da escola e a rebeldia estudantil no atual contexto do capitalismo pósindustrial na década de 1990 e numa conjuntura política da implantação do neoliberalismo tardio no Brasil, com suas políticas de ajustes fiscais e de cortes de gastos sociais e previdenciários, é uma tarefa fundamental. Nesse contexto, a educação - compreendida em caráter restrito como escolarização - retorna à cena como elemento fundamental de suporte à modernização da sociedade, no discurso renovado da educação formal como via de acesso ao desenvolvimento do país e de superação da exclusão e da desigualdade social. Ressurgem agora com grande intensidade o debate sobre a escola e sua função social a partir da execução de programa neoliberal no país que enfatiza aspectos como: Implantação do Currículo Nacional, Descentralização Financeira, Gestão Colegiada, Formação de Professores, Novas Metodologias de Ensino, Formação para o Trabalho, Avaliação Externa e Educação a Distância. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45837
ISBN: 978-85-7282-389-0
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010_capliv_ltfribeiro.pdf12,69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.