Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44758
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Avaliação da aprendizagem escolar: um ritual maciço de faces
Autor : Mota, Francisco de Assis Alencar
Palabras clave : Avaliação da aprendizagem;Educação;Antropologia simbólica;Relação professor-aluno
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Editora UFC
Citación : MOTA, Francisco de Assis Alencar. Avaliação da aprendizagem escolar: um ritual maciço de faces. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 76-87.
Resumen en portugués brasileño: Tradicionalmente, a avaliação da aprendizagem escolar tem sido representada por uma quantidade de informações armazenadas pelos sujeitos que aprendem e estereotipadas por estes, quando da aplicação de provas e testes. A compreensão da avaliação, por esse prisma, parece demarcar um procedimento ritualístico, que dá existência a consequências diretas nas relações entre professores e alunos, entre estes somente, entre os sujeitos e o conhecimento e, extensivamente, ao cotidiano extra-escolar de cada um deles. A análise do comportamento dos educandos em termos de aprendizagem constitui uma ação bastante conhecida entre os pesquisadores da educação. Entretanto, não é esse o interesse maior de McLaren (1991) ao propor um minucioso: comovente e apaixonante estudo sobre alunos de uma escola católica financiada com fundos públicos de Ontário, no Canadá, cuja população escolar era composta, na grande maioria, de filhos de imigrantes açorianos. Para ele, importa examinar a escolarização à luz da teoria ritualística e da representação simbólica, com o intuito de reconceber e redescobrir o comportamento da sala de aula. O trabalho etnográfico desenvolvido por esse teórico tende a ampliar métodos e teorias anteriormente estabelecidos para o entendimento do comportamento de alunos, como o behaviorismo, a epistemologia genética e a Psicologia do ego. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44758
ISBN : 85-7282-131-7
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2003_capliv_faamota.pdf6,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.