Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/44758
Type: Capítulo de Livro
Title: Avaliação da aprendizagem escolar: um ritual maciço de faces
Authors: Mota, Francisco de Assis Alencar
Keywords: Avaliação da aprendizagem;Educação;Antropologia simbólica;Relação professor-aluno
Issue Date: 2003
Publisher: Editora UFC
Citation: MOTA, Francisco de Assis Alencar. Avaliação da aprendizagem escolar: um ritual maciço de faces. In: MC DONALD, Brendan Coleman (org.). Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003. p. 76-87.
Abstract in Brazilian Portuguese: Tradicionalmente, a avaliação da aprendizagem escolar tem sido representada por uma quantidade de informações armazenadas pelos sujeitos que aprendem e estereotipadas por estes, quando da aplicação de provas e testes. A compreensão da avaliação, por esse prisma, parece demarcar um procedimento ritualístico, que dá existência a consequências diretas nas relações entre professores e alunos, entre estes somente, entre os sujeitos e o conhecimento e, extensivamente, ao cotidiano extra-escolar de cada um deles. A análise do comportamento dos educandos em termos de aprendizagem constitui uma ação bastante conhecida entre os pesquisadores da educação. Entretanto, não é esse o interesse maior de McLaren (1991) ao propor um minucioso: comovente e apaixonante estudo sobre alunos de uma escola católica financiada com fundos públicos de Ontário, no Canadá, cuja população escolar era composta, na grande maioria, de filhos de imigrantes açorianos. Para ele, importa examinar a escolarização à luz da teoria ritualística e da representação simbólica, com o intuito de reconceber e redescobrir o comportamento da sala de aula. O trabalho etnográfico desenvolvido por esse teórico tende a ampliar métodos e teorias anteriormente estabelecidos para o entendimento do comportamento de alunos, como o behaviorismo, a epistemologia genética e a Psicologia do ego. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44758
ISBN: 85-7282-131-7
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2003_capliv_faamota.pdf6,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.