Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778
Tipo: | TCC |
Título : | Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica |
Autor : | Santos, Jardel de Oliveira |
Tutor: | Silva, Marcos Antônio Araújo |
Palabras clave : | Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Óptica geométrica;Objetos de aprendizagem;Princípio de Fermat;Software educacional |
Fecha de publicación : | 2011 |
Citación : | SANTOS, J. O. Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tem como objetivo, inserir o “Princípio de Fermat” no ensino médio como proposta alternativa de compreender os fenômenos da reflexão e refração da luz relacionando-os com o contexto histórico da óptica geométrica, alguns objetos de aprendizagem e a aplicações utilizando software educativo e problemas proposto com base em um questionário feito aos alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), mais precisamente futuros professores do ensino médio. O presente trabalho, mostra um pouco do contexto histórico da óptica geométrica, bem como a obtenção matemática das leis da reflexão e refração da luz partindo do princípio de Fermat utilizando a geometría plana. Em cada etapa das atividades propostas, foi-se trabalhado os conhecimentos prévios dos professores acerca das leis da Óptica Geométrica e, em um momento posterior, foi apresentado o Princípio de Fermat, para que os professores pudessem tirar suas próprias conclusões sobre tal princípio, e, onde o princípio do tempo mínimo se relacionava no cotidiano e a melhor maneira de abordá-lo no ensino médio com questionamentos respondidos pelos próprios professores para que em um eventual momento, fosse aplicado novas idéias em situações diferentes. As teorias de aprendizagem empregadas nessa pesquisa tem por embasamento teórico, as propostas pelos professores com base no questionário respondido por eles. A estrutura das atividades, será introduzida através de propostas de livros que aborde o princípio de Fermat, no ensino secundarista, software educativo que trate tal princípio. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778 |
Aparece en las colecciones: | FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_josantos.pdf | 505,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.