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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcos Antônio Araújo-
dc.contributor.authorSantos, Jardel de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-05-07T22:37:49Z-
dc.date.available2018-05-07T22:37:49Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationSANTOS, J. O. Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.subjectObjetos de aprendizagempt_BR
dc.subjectPrincípio de Fermatpt_BR
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.titleUma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem como objetivo, inserir o “Princípio de Fermat” no ensino médio como proposta alternativa de compreender os fenômenos da reflexão e refração da luz relacionando-os com o contexto histórico da óptica geométrica, alguns objetos de aprendizagem e a aplicações utilizando software educativo e problemas proposto com base em um questionário feito aos alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), mais precisamente futuros professores do ensino médio. O presente trabalho, mostra um pouco do contexto histórico da óptica geométrica, bem como a obtenção matemática das leis da reflexão e refração da luz partindo do princípio de Fermat utilizando a geometría plana. Em cada etapa das atividades propostas, foi-se trabalhado os conhecimentos prévios dos professores acerca das leis da Óptica Geométrica e, em um momento posterior, foi apresentado o Princípio de Fermat, para que os professores pudessem tirar suas próprias conclusões sobre tal princípio, e, onde o princípio do tempo mínimo se relacionava no cotidiano e a melhor maneira de abordá-lo no ensino médio com questionamentos respondidos pelos próprios professores para que em um eventual momento, fosse aplicado novas idéias em situações diferentes. As teorias de aprendizagem empregadas nessa pesquisa tem por embasamento teórico, as propostas pelos professores com base no questionário respondido por eles. A estrutura das atividades, será introduzida através de propostas de livros que aborde o princípio de Fermat, no ensino secundarista, software educativo que trate tal princípio.pt_BR
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

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