Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778
Type: TCC
Title: Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica
Authors: Santos, Jardel de Oliveira
Advisor: Silva, Marcos Antônio Araújo
Keywords: Física - Estudo e ensino;Física (Ensino médio);Óptica geométrica;Objetos de aprendizagem;Princípio de Fermat;Software educacional
Issue Date: 2011
Citation: SANTOS, J. O. Uma proposta de inserção do princípio de Fermat no ensino médio como paradigma da óptica geométrica. 2011. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho tem como objetivo, inserir o “Princípio de Fermat” no ensino médio como proposta alternativa de compreender os fenômenos da reflexão e refração da luz relacionando-os com o contexto histórico da óptica geométrica, alguns objetos de aprendizagem e a aplicações utilizando software educativo e problemas proposto com base em um questionário feito aos alunos do curso de licenciatura em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), mais precisamente futuros professores do ensino médio. O presente trabalho, mostra um pouco do contexto histórico da óptica geométrica, bem como a obtenção matemática das leis da reflexão e refração da luz partindo do princípio de Fermat utilizando a geometría plana. Em cada etapa das atividades propostas, foi-se trabalhado os conhecimentos prévios dos professores acerca das leis da Óptica Geométrica e, em um momento posterior, foi apresentado o Princípio de Fermat, para que os professores pudessem tirar suas próprias conclusões sobre tal princípio, e, onde o princípio do tempo mínimo se relacionava no cotidiano e a melhor maneira de abordá-lo no ensino médio com questionamentos respondidos pelos próprios professores para que em um eventual momento, fosse aplicado novas idéias em situações diferentes. As teorias de aprendizagem empregadas nessa pesquisa tem por embasamento teórico, as propostas pelos professores com base no questionário respondido por eles. A estrutura das atividades, será introduzida através de propostas de livros que aborde o princípio de Fermat, no ensino secundarista, software educativo que trate tal princípio.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/31778
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_tcc_josantos.pdf505,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.