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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/11366
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre Estado e Sociedade Civil: avaliação da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza CE |
Título em inglês: | Between State and Civil Society: Parents Network Assessment and Mothers for Quality Education of Fortaleza CE |
Autor(es): | Aguiar, Cefisa Maria Sabino |
Orientador: | Gussi, Alcides Fernando |
Palavras-chave: | Evaluation of public policies;Education management;Escolas Públicas – Organização e Administração – Participação dos Pais – Fortaleza (CE);Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação – Fortaleza (CE) |
Data do documento: | 2013 |
Instituição/Editor/Publicador: | www.teses.ufc.br |
Citação: | AGUIAR, Cefisa Maria Sabino. Entre Estado e Sociedade Civil: avaliação da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação de Fortaleza CE. 2013. 215f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2013. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo avaliar o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, no Município de Fortaleza, no contexto da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação, no período de 2007 a 2012, para pensar se e como a participação da sociedade civil modifica um setor das políticas públicas - a gestão da educação. Para tanto, realizarei uma avaliação de processo, adotando a metodologia de que conduz a uma avaliação em profundidade, como caminho para: identificar e analisar a estrutura, organização e funcionamento da Rede de Pais e Mães pela Qualidade da Educação; analisar se e como ocorre o diálogo entre sociedade civil e governo; identificar em que medida a participação se perfaz no nível das tomadas de decisões. O referencial teórico está ancorado na Teoria do Estado Ampliado de Gramsci e nos processos participativos em Dagnino, Tatagiba, Sousa Santos, Carvalho, Avritzer, assim como nos estudos de Gohn e Scherer-Warren sobre movimentos sociais e redes. É propósito dessa avaliação, além de aprofundar os estudos referentes à participação da sociedade civil, pontuar elementos que contribuam para fomentar, fortalecer e expandir as instâncias democráticas decisórias na gestão da educação pública municipal de Fortaleza. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11366 |
Aparece nas coleções: | MAPP - Dissertações defendidas na UFC |
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