Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79969| Type: | Artigo de Evento |
| Title: | A democracia começa na escola: o grêmio estudantil na construção da cidadania e dos direitos humanos |
| Title in Spanish: | La democracia comienza en la escuela: consejo estudiantil en la construción de la ciudadanía y los derechos humanos |
| Authors: | GOMES, Marcos Vinícius de Sousa Rocha |
| Keywords in Brazilian Portuguese : | Participação democrática;Grêmios estudantis;Formação cidadã;Conselhos escolares;Autonomia escolar |
| Keywords in Spanish : | Participación democrática;Gremios estudiantiles;Formación ciudadana;Consejos escolares;Autonomía escolar |
| Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher: | Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense |
| Citation: | GOMES, Marcos Vinícius de Sousa Rocha. A democracia começa na escola: o grêmio estudantil na construção da cidadania e dos direitos humanos. In: Seminário Internacional em Direitos e Sociedade, 2024, Criciúma. Anais do Seminário Internacional em Direitos e Sociedade, 2024. v. 6. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo examina o papel dos grêmios estudantis e dos conselhos escolares na formação da cidadania, sublinhando a participação como um direito humano essencial e inalienável. O estudo se propõe a investigar de que maneira a autonomia dessas instâncias é determinante para o cultivo de uma cultura democrática no ambiente escolar. Utiliza-se uma pesquisa bibliográfica baseada na análise de livros, artigos jurídicos, documentos nacionais e internacionais, além da legislação. Trata-se de uma pesquisa pura, de natureza qualitativa, com objetivo descritivo e exploratório. Os achados indicam que a ausência de autonomia nos grêmios e a participação restrita dos estudantes nos conselhos escolares não apenas prejudicam o processo de formação cidadã, mas também fomentam um desinteresse generalizado e uma percepção cínica da política entre os jovens. A pesquisa conclui que a realização plena do direito à participação é indispensável para a edificação de uma escola que seja verdadeiramente democrática. Por conseguinte, propõe-se a adoção de políticas públicas que assegurem a independência e a eficácia dessas instituições, garantindo que possam desempenhar seu papel pedagógico e emancipador na educação básica. |
| Abstract in Spanish: | Este artículo examina el papel de los gremios estudiantiles y de los consejos escolares en la formación de la ciudadanía, subrayando la participación como un derecho humano esencial e inalienable. El estudio se propone investigar de qué manera la autonomía de estas instancias es determinante para el cultivo de una cultura democrática en el ambiente escolar. Se utiliza una investigación bibliográfica basada en el análisis de libros, artículos jurídicos, documentos nacionales e internacionales, además de la legislación. Se trata de una investigación pura, de naturaleza cualitativa, con objetivo descriptivo y exploratorio. Los hallazgos indican que la ausencia de autonomía en los gremios y la participación restringida de los estudiantes en los consejos escolares no solo perjudican el proceso de formación ciudadana, sino que también fomentan un desinterés generalizado y una percepción cínica de la política entre los jóvenes. La investigación concluye que la realización plena del derecho a la participación es indispensable para la construcción de una escuela que sea verdaderamente democrática. Por consiguiente, se propone la adopción de políticas públicas que aseguren la independencia y la eficacia de estas instituciones, garantizando que puedan desempeñar su papel pedagógico y emancipador en la educación básica. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79969 |
| Author's ORCID: | https://orcid.org/0009-0003-3101-0439 |
| Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/5023825757094326 |
| Access Rights: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | FADIR - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_art_mvsrg.pdf | 240,53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.