Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGOMES, Marcos Vinícius de Sousa Rocha-
dc.date.accessioned2025-03-07T14:55:25Z-
dc.date.available2025-03-07T14:55:25Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGOMES, Marcos Vinícius de Sousa Rocha. A democracia começa na escola: o grêmio estudantil na construção da cidadania e dos direitos humanos. In: Seminário Internacional em Direitos e Sociedade, 2024, Criciúma. Anais do Seminário Internacional em Direitos e Sociedade, 2024. v. 6.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79969-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Direito da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA democracia começa na escola: o grêmio estudantil na construção da cidadania e dos direitos humanospt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo examina o papel dos grêmios estudantis e dos conselhos escolares na formação da cidadania, sublinhando a participação como um direito humano essencial e inalienável. O estudo se propõe a investigar de que maneira a autonomia dessas instâncias é determinante para o cultivo de uma cultura democrática no ambiente escolar. Utiliza-se uma pesquisa bibliográfica baseada na análise de livros, artigos jurídicos, documentos nacionais e internacionais, além da legislação. Trata-se de uma pesquisa pura, de natureza qualitativa, com objetivo descritivo e exploratório. Os achados indicam que a ausência de autonomia nos grêmios e a participação restrita dos estudantes nos conselhos escolares não apenas prejudicam o processo de formação cidadã, mas também fomentam um desinteresse generalizado e uma percepção cínica da política entre os jovens. A pesquisa conclui que a realização plena do direito à participação é indispensável para a edificação de uma escola que seja verdadeiramente democrática. Por conseguinte, propõe-se a adoção de políticas públicas que assegurem a independência e a eficácia dessas instituições, garantindo que possam desempenhar seu papel pedagógico e emancipador na educação básica.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo examina el papel de los gremios estudiantiles y de los consejos escolares en la formación de la ciudadanía, subrayando la participación como un derecho humano esencial e inalienable. El estudio se propone investigar de qué manera la autonomía de estas instancias es determinante para el cultivo de una cultura democrática en el ambiente escolar. Se utiliza una investigación bibliográfica basada en el análisis de libros, artículos jurídicos, documentos nacionales e internacionales, además de la legislación. Se trata de una investigación pura, de naturaleza cualitativa, con objetivo descriptivo y exploratorio. Los hallazgos indican que la ausencia de autonomía en los gremios y la participación restringida de los estudiantes en los consejos escolares no solo perjudican el proceso de formación ciudadana, sino que también fomentan un desinterés generalizado y una percepción cínica de la política entre los jóvenes. La investigación concluye que la realización plena del derecho a la participación es indispensable para la construcción de una escuela que sea verdaderamente democrática. Por consiguiente, se propone la adopción de políticas públicas que aseguren la independencia y la eficacia de estas instituciones, garantizando que puedan desempeñar su papel pedagógico y emancipador en la educación básica.pt_BR
dc.title.esLa democracia comienza en la escuela: consejo estudiantil en la construción de la ciudadanía y los derechos humanospt_BR
dc.subject.ptbrParticipação democráticapt_BR
dc.subject.ptbrGrêmios estudantispt_BR
dc.subject.ptbrFormação cidadãpt_BR
dc.subject.ptbrConselhos escolarespt_BR
dc.subject.ptbrAutonomia escolarpt_BR
dc.subject.esParticipación democráticapt_BR
dc.subject.esGremios estudiantilespt_BR
dc.subject.esFormación ciudadanapt_BR
dc.subject.esConsejos escolarespt_BR
dc.subject.esAutonomía escolarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-3101-0439pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5023825757094326pt_BR
local.date.available2024-
Aparece nas coleções:FADIR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_mvsrg.pdf240,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.