Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79969
Tipo: Artigo de Evento
Título: A democracia começa na escola: o grêmio estudantil na construção da cidadania e dos direitos humanos
Título em espanhol: La democracia comienza en la escuela: consejo estudiantil en la construción de la ciudadanía y los derechos humanos
Autor(es): GOMES, Marcos Vinícius de Sousa Rocha
Palavras-chave em português: Participação democrática;Grêmios estudantis;Formação cidadã;Conselhos escolares;Autonomia escolar
Palavras-chave em espanhol: Participación democrática;Gremios estudiantiles;Formación ciudadana;Consejos escolares;Autonomía escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Data do documento: 2024
Instituição/Editor/Publicador: Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense
Citação: GOMES, Marcos Vinícius de Sousa Rocha. A democracia começa na escola: o grêmio estudantil na construção da cidadania e dos direitos humanos. In: Seminário Internacional em Direitos e Sociedade, 2024, Criciúma. Anais do Seminário Internacional em Direitos e Sociedade, 2024. v. 6.
Resumo: Este artigo examina o papel dos grêmios estudantis e dos conselhos escolares na formação da cidadania, sublinhando a participação como um direito humano essencial e inalienável. O estudo se propõe a investigar de que maneira a autonomia dessas instâncias é determinante para o cultivo de uma cultura democrática no ambiente escolar. Utiliza-se uma pesquisa bibliográfica baseada na análise de livros, artigos jurídicos, documentos nacionais e internacionais, além da legislação. Trata-se de uma pesquisa pura, de natureza qualitativa, com objetivo descritivo e exploratório. Os achados indicam que a ausência de autonomia nos grêmios e a participação restrita dos estudantes nos conselhos escolares não apenas prejudicam o processo de formação cidadã, mas também fomentam um desinteresse generalizado e uma percepção cínica da política entre os jovens. A pesquisa conclui que a realização plena do direito à participação é indispensável para a edificação de uma escola que seja verdadeiramente democrática. Por conseguinte, propõe-se a adoção de políticas públicas que assegurem a independência e a eficácia dessas instituições, garantindo que possam desempenhar seu papel pedagógico e emancipador na educação básica.
Resumen: Este artículo examina el papel de los gremios estudiantiles y de los consejos escolares en la formación de la ciudadanía, subrayando la participación como un derecho humano esencial e inalienable. El estudio se propone investigar de qué manera la autonomía de estas instancias es determinante para el cultivo de una cultura democrática en el ambiente escolar. Se utiliza una investigación bibliográfica basada en el análisis de libros, artículos jurídicos, documentos nacionales e internacionales, además de la legislación. Se trata de una investigación pura, de naturaleza cualitativa, con objetivo descriptivo y exploratorio. Los hallazgos indican que la ausencia de autonomía en los gremios y la participación restringida de los estudiantes en los consejos escolares no solo perjudican el proceso de formación ciudadana, sino que también fomentan un desinterés generalizado y una percepción cínica de la política entre los jóvenes. La investigación concluye que la realización plena del derecho a la participación es indispensable para la construcción de una escuela que sea verdaderamente democrática. Por consiguiente, se propone la adopción de políticas públicas que aseguren la independencia y la eficacia de estas instituciones, garantizando que puedan desempeñar su papel pedagógico y emancipador en la educación básica.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/79969
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0003-3101-0439
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/5023825757094326
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FADIR - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_art_mvsrg.pdf240,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.