Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328
Tipo: TCC
Título: A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau
Autor(es): Vasconcelos, Germana Freitas Beserra
Orientador: Nunes, Jeffersson Veras
Palavras-chave em português: Biblioteca escolar;Biblioteca inclusiva;Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);Formação continuada;Carol Kuhlthau
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Data do documento: 2023
Citação: VASCONCELOS, Germana Freitas Beserra. A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A inclusão de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) representa um desafio nas instituições de ensino. A biblioteca escolar desempenha um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, no acesso à informação e na promoção da leitura. Como parte integrante dessa instituição, a biblioteca possui a responsabilidade de promover a inclusão e contribuir para o desenvolvimento integral dessas crianças. No entanto, é necessário adaptar o ambiente da biblioteca e oferecer estratégias e intervenções específicas para atender às necessidades dos alunos com TDAH. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal propor a contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão de alunos com TDAH, por meio de um referencial teórico que abrange a biblioteca inclusiva e o programa de atividades propostas por Carol Kuhlthau, visando à adaptação desse programa para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica exploratória de cunho qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Ao compreendermos melhor o papel da biblioteca na inclusão de alunos com TDAH, poderemos desenvolver estratégias mais eficazes e promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_gfbvasconcelos.pdf
🔒  Disponível em  2025-07-14
497,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.