Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328| Tipo: | TCC |
| Título: | A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau |
| Autor(es): | Vasconcelos, Germana Freitas Beserra |
| Orientador: | Nunes, Jeffersson Veras |
| Palavras-chave em português: | Biblioteca escolar;Biblioteca inclusiva;Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);Formação continuada;Carol Kuhlthau |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
| Data do documento: | 2023 |
| Citação: | VASCONCELOS, Germana Freitas Beserra. A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
| Resumo: | A inclusão de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) representa um desafio nas instituições de ensino. A biblioteca escolar desempenha um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, no acesso à informação e na promoção da leitura. Como parte integrante dessa instituição, a biblioteca possui a responsabilidade de promover a inclusão e contribuir para o desenvolvimento integral dessas crianças. No entanto, é necessário adaptar o ambiente da biblioteca e oferecer estratégias e intervenções específicas para atender às necessidades dos alunos com TDAH. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal propor a contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão de alunos com TDAH, por meio de um referencial teórico que abrange a biblioteca inclusiva e o programa de atividades propostas por Carol Kuhlthau, visando à adaptação desse programa para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica exploratória de cunho qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Ao compreendermos melhor o papel da biblioteca na inclusão de alunos com TDAH, poderemos desenvolver estratégias mais eficazes e promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. |
| URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328 |
| Tipo de Acesso: | Acesso Embargado |
| Aparece nas coleções: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023_tcc_gfbvasconcelos.pdf | 497,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.