Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Nunes, Jeffersson Veras | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Germana Freitas Beserra | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-18T14:44:15Z | - |
dc.date.available | 2023-12-18T14:44:15Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Germana Freitas Beserra. A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.title | A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A inclusão de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) representa um desafio nas instituições de ensino. A biblioteca escolar desempenha um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, no acesso à informação e na promoção da leitura. Como parte integrante dessa instituição, a biblioteca possui a responsabilidade de promover a inclusão e contribuir para o desenvolvimento integral dessas crianças. No entanto, é necessário adaptar o ambiente da biblioteca e oferecer estratégias e intervenções específicas para atender às necessidades dos alunos com TDAH. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal propor a contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão de alunos com TDAH, por meio de um referencial teórico que abrange a biblioteca inclusiva e o programa de atividades propostas por Carol Kuhlthau, visando à adaptação desse programa para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica exploratória de cunho qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Ao compreendermos melhor o papel da biblioteca na inclusão de alunos com TDAH, poderemos desenvolver estratégias mais eficazes e promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Biblioteca inclusiva | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Carol Kuhlthau | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
local.date.available | 2025-01-14 | - |
Appears in Collections: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_gfbvasconcelos.pdf Until 2025-07-14 | 497,98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.