Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328
Tipo: | TCC |
Título : | A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau |
Autor : | Vasconcelos, Germana Freitas Beserra |
Tutor: | Nunes, Jeffersson Veras |
Palabras clave en portugués brasileño: | Biblioteca escolar;Biblioteca inclusiva;Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);Formação continuada;Carol Kuhlthau |
Áreas de Conocimiento - CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Fecha de publicación : | 2023 |
Citación : | VASCONCELOS, Germana Freitas Beserra. A contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão dos alunos com TDAH: adaptação do programa de atividades de Carol Kuhlthau. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Curso de Graduação em Biblioteconomia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumen en portugués brasileño: | A inclusão de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) representa um desafio nas instituições de ensino. A biblioteca escolar desempenha um papel essencial no processo de ensino-aprendizagem, no acesso à informação e na promoção da leitura. Como parte integrante dessa instituição, a biblioteca possui a responsabilidade de promover a inclusão e contribuir para o desenvolvimento integral dessas crianças. No entanto, é necessário adaptar o ambiente da biblioteca e oferecer estratégias e intervenções específicas para atender às necessidades dos alunos com TDAH. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo principal propor a contribuição da biblioteca escolar e da formação continuada dos bibliotecários na inclusão de alunos com TDAH, por meio de um referencial teórico que abrange a biblioteca inclusiva e o programa de atividades propostas por Carol Kuhlthau, visando à adaptação desse programa para atender às necessidades específicas de estudantes com TDAH. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica exploratória de cunho qualitativo, por meio de pesquisas bibliográficas e documentais. Ao compreendermos melhor o papel da biblioteca na inclusão de alunos com TDAH, poderemos desenvolver estratégias mais eficazes e promover um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos os estudantes. |
URI : | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/75328 |
Derechos de acceso: | Acesso Embargado |
Aparece en las colecciones: | BIBLIOTECONOMIA - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_gfbvasconcelos.pdf Until 2025-07-14 | 497,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.