Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72740
Tipo: Dissertação
Título : Mundos do trabalho e ensino de história: consciência histórica nas escolas profissionais
Título en inglés: Worlds of work and history teaching: historical awareness in professional schools
Autor : Clarindo, Jefferson Ênio Prado
Tutor: Fernandes, Ana Carla Sabino
Palabras clave : Mundos do trabalho;Escolas profissionais;Ensino de História
Fecha de publicación : 2023
Citación : CLARINDO, Jefferson Ênio Prado. Mundos do trabalho e ensino de história: consciência histórica nas escolas profissionais. Orientadora: Ana Carla Sabino Fernandes. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho busca analisar as relações entre Instituto Aliança, uma instituição privada, e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará na definição dos currículos e na produção de materiais didáticos usados em disciplinas nas Escolas Profissionais, e questiona a maneira como a formação no Ensino Médio é excessivamente voltada para atender às demandas do mercado de trabalho. Partindo desses pressupostos, buscamos demonstrar a fragilidade teórica do material usado para auxiliar as aulas da disciplina “Mundo do Trabalho” e a influência dessa cartilha nos relatórios finais de estágio. Por fim, propomos um instrumento didático, no qual apresentamos alternativas para abordar o conceito de trabalho no Ensino de História.
Abstract: The present work seeks to analyze the relationship between Instituto Aliança, a private institution, and the Ceará State Department of Education in the definition of curricula and in the production of didactic materials used in subjects in Professional Schools and questions the way in which training in High School is excessively focused on meeting the demands of the labor market. Based on these assumptions, we seek to demonstrate the theoretical fragility of the material used to support the Mundo do Trabalho classes and demonstrate the influence of this booklet on the final internship reports. Finally, we propose a didactic instrument in which we present alternatives to approach the concept of work in History Teaching.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72740
Aparece en las colecciones: PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2023_dis_jepclarindo.pdf8,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.