Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/72740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFernandes, Ana Carla Sabino-
dc.contributor.authorClarindo, Jefferson Ênio Prado-
dc.date.accessioned2023-06-12T14:05:21Z-
dc.date.available2023-06-12T14:05:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCLARINDO, Jefferson Ênio Prado. Mundos do trabalho e ensino de história: consciência histórica nas escolas profissionais. Orientadora: Ana Carla Sabino Fernandes. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) - Mestrado Profissional em Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72740-
dc.description.abstractThe present work seeks to analyze the relationship between Instituto Aliança, a private institution, and the Ceará State Department of Education in the definition of curricula and in the production of didactic materials used in subjects in Professional Schools and questions the way in which training in High School is excessively focused on meeting the demands of the labor market. Based on these assumptions, we seek to demonstrate the theoretical fragility of the material used to support the Mundo do Trabalho classes and demonstrate the influence of this booklet on the final internship reports. Finally, we propose a didactic instrument in which we present alternatives to approach the concept of work in History Teaching.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMundos do trabalhopt_BR
dc.subjectEscolas profissionaispt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.titleMundos do trabalho e ensino de história: consciência histórica nas escolas profissionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca analisar as relações entre Instituto Aliança, uma instituição privada, e a Secretaria de Educação do Estado do Ceará na definição dos currículos e na produção de materiais didáticos usados em disciplinas nas Escolas Profissionais, e questiona a maneira como a formação no Ensino Médio é excessivamente voltada para atender às demandas do mercado de trabalho. Partindo desses pressupostos, buscamos demonstrar a fragilidade teórica do material usado para auxiliar as aulas da disciplina “Mundo do Trabalho” e a influência dessa cartilha nos relatórios finais de estágio. Por fim, propomos um instrumento didático, no qual apresentamos alternativas para abordar o conceito de trabalho no Ensino de História.pt_BR
dc.title.enWorlds of work and history teaching: historical awareness in professional schoolspt_BR
Appears in Collections:PROFHISTÓRIA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_dis_jepclarindo.pdf8,29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.