Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010
Type: Dissertação
Title: A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
Title in English: The inclusion of music education in school curriculum of Crajubar: contributions of supervised internship degree in music from the UFC - campus Cariri
Authors: Ferro, Ítalo Rômulo de Holanda
Advisor: Coopat, Carmen María Saenz
Keywords: Music education;Integrative methodologie;Música – Instrução e estudo;Grupos focais (técnica de entrevista);Metodologia integrativa
Issue Date: 2013
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho dissertativo teve o seu desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino e no eixo temático Ensino de Música. A presente pesquisa realizou uma análise de como as experiências vivenciadas pela seleção de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFC – Cariri que realizam o Estágio Curricular Supervisionado, contribuem no processo de inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR. Todo o processo de investigação foi focado nas ações teóricas e práticas dos estudantes do curso de música envolvidos diretamente com o Estágio Curricular Supervisionado nas escolas. Como procedimento metodológico, utilizei a técnica de pesquisa social qualitativa de Grupo Focal que é uma forma de metodologia integrativa onde se permite o debate democrático das experiências adquiridas pelos alunos durante a realização do estágio em educação musical. A partir dos resultados desta pesquisa elaborei algumas considerações com o intuito de contribuir à articulação harmoniosa entre a formação de professores competentes por parte da universidade e o processo de inclusão do ensino de música nas escolas da região.
Abstract: This dissertation work had its development in the Post-Graduate Education Brazilian FACED - Faculty of Education of the Federal University of Ceará in the search line Education, Curriculum and Teaching and thematic Music Education. This research conducted an analysis of how the experiences of students by selecting the Bachelor of Music from UFC - Cariri who perform the Supervised contribute in the process of inclusion of music education in school curricula of Crajubar. The whole process of research was focused on the theoretical and practical actions of students of music directly involved Supervised schools. As methodological procedure, used the technique of qualitative social research Focus Group as a form of integrative methodologic that allows democratic debate of the experiences gained by students in supervised training in music education. From the results of this research have elaborated some recommendations with the aim of contributing to the harmonious relationship between the formation of competent teachers by the university and the process of inclusion of music education in the schools of the region.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013-DIS-IRHFERRO.pdf7,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.