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dc.contributor.advisorCoopat, Carmen María Saenz-
dc.contributor.authorFerro, Ítalo Rômulo de Holanda-
dc.date.accessioned2013-10-03T14:26:18Z-
dc.date.available2013-10-03T14:26:18Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationFERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010-
dc.description.abstractThis dissertation work had its development in the Post-Graduate Education Brazilian FACED - Faculty of Education of the Federal University of Ceará in the search line Education, Curriculum and Teaching and thematic Music Education. This research conducted an analysis of how the experiences of students by selecting the Bachelor of Music from UFC - Cariri who perform the Supervised contribute in the process of inclusion of music education in school curricula of Crajubar. The whole process of research was focused on the theoretical and practical actions of students of music directly involved Supervised schools. As methodological procedure, used the technique of qualitative social research Focus Group as a form of integrative methodologic that allows democratic debate of the experiences gained by students in supervised training in music education. From the results of this research have elaborated some recommendations with the aim of contributing to the harmonious relationship between the formation of competent teachers by the university and the process of inclusion of music education in the schools of the region.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherwww.teses.ufc.brpt_BR
dc.subjectMusic educationpt_BR
dc.subjectIntegrative methodologiept_BR
dc.subjectMúsica – Instrução e estudopt_BR
dc.subjectGrupos focais (técnica de entrevista)pt_BR
dc.subjectMetodologia integrativapt_BR
dc.titleA inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho dissertativo teve o seu desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino e no eixo temático Ensino de Música. A presente pesquisa realizou uma análise de como as experiências vivenciadas pela seleção de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFC – Cariri que realizam o Estágio Curricular Supervisionado, contribuem no processo de inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR. Todo o processo de investigação foi focado nas ações teóricas e práticas dos estudantes do curso de música envolvidos diretamente com o Estágio Curricular Supervisionado nas escolas. Como procedimento metodológico, utilizei a técnica de pesquisa social qualitativa de Grupo Focal que é uma forma de metodologia integrativa onde se permite o debate democrático das experiências adquiridas pelos alunos durante a realização do estágio em educação musical. A partir dos resultados desta pesquisa elaborei algumas considerações com o intuito de contribuir à articulação harmoniosa entre a formação de professores competentes por parte da universidade e o processo de inclusão do ensino de música nas escolas da região.pt_BR
dc.title.enThe inclusion of music education in school curriculum of Crajubar: contributions of supervised internship degree in music from the UFC - campus Cariript_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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