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Tipo: Artigo de Evento
Título : Construções algorítmicas e demonstrações axiomáticas
Autor : Lima, Luiza Maria Morais
Borges Neto, Hermínio
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Palabras clave : Demonstrações;Matemática - ensino;Aluno
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Ind. Gráfica Dala's
Citación : LIMA, Luiza Maria Morais; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Construções algorítmicas e demonstrações axiomáticas. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 408-418.
Resumen en portugués brasileño: Neste trabalho discutimos a utilização das provas matemáticas e demonstrações através de procedimentos construtivos e lógicos, no sentido de reforçar a compreensão do aluno e obter um aprendizado mais concreto e completo. Para isso, estudamos diferentes tipos de demonstração, tais como Demonstração Direta, Por Contraposição/Por Absurdo, Por Contradição, Por Indução e Exaustão, bem como os benefícios de suas aplicações durante as aulas de matemática e o uso de processos construtivos no processo de ensino e aprendizagem. Apresentamos alguns objetos matemáticos, analisando diferentes propostas de demonstrações e construções algorítmicas, que reforçam o experimento em sala de aula como ferramenta de ensino. Nosso objetivo é discutir a utilização das provas e demonstrações através de procedimentos construtivos e lógicos, no sentido de reforçar a compreensão do aluno no processo de aprendizagem na educação básica. Ao realizar demonstrações construtivas, os alunos podem experimentar, fazer conjecturas e dar um sentido ao conhecimento matemático antes de formalizá‐lo.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47596
ISBN : 978‐612‐46647‐2‐4
Aparece en las colecciones: LPM - Trabalhos apresentados em eventos

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