Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47596
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Construções algorítmicas e demonstrações axiomáticas |
Authors: | Lima, Luiza Maria Morais Borges Neto, Hermínio Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça |
Keywords: | Demonstrações;Matemática - ensino;Aluno |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Ind. Gráfica Dala's |
Citation: | LIMA, Luiza Maria Morais; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Construções algorítmicas e demonstrações axiomáticas. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 408-418. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Neste trabalho discutimos a utilização das provas matemáticas e demonstrações através de procedimentos construtivos e lógicos, no sentido de reforçar a compreensão do aluno e obter um aprendizado mais concreto e completo. Para isso, estudamos diferentes tipos de demonstração, tais como Demonstração Direta, Por Contraposição/Por Absurdo, Por Contradição, Por Indução e Exaustão, bem como os benefícios de suas aplicações durante as aulas de matemática e o uso de processos construtivos no processo de ensino e aprendizagem. Apresentamos alguns objetos matemáticos, analisando diferentes propostas de demonstrações e construções algorítmicas, que reforçam o experimento em sala de aula como ferramenta de ensino. Nosso objetivo é discutir a utilização das provas e demonstrações através de procedimentos construtivos e lógicos, no sentido de reforçar a compreensão do aluno no processo de aprendizagem na educação básica. Ao realizar demonstrações construtivas, os alunos podem experimentar, fazer conjecturas e dar um sentido ao conhecimento matemático antes de formalizá‐lo. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47596 |
ISBN: | 978‐612‐46647‐2‐4 |
Appears in Collections: | LPM - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_lmmlima.pdf | 296,77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.