Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47596
Type: Artigo de Evento
Title: Construções algorítmicas e demonstrações axiomáticas
Authors: Lima, Luiza Maria Morais
Borges Neto, Hermínio
Pinheiro, Ana Cláudia Mendonça
Keywords: Demonstrações;Matemática - ensino;Aluno
Issue Date: 2014
Publisher: Ind. Gráfica Dala's
Citation: LIMA, Luiza Maria Morais; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Construções algorítmicas e demonstrações axiomáticas. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 408-418.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste trabalho discutimos a utilização das provas matemáticas e demonstrações através de procedimentos construtivos e lógicos, no sentido de reforçar a compreensão do aluno e obter um aprendizado mais concreto e completo. Para isso, estudamos diferentes tipos de demonstração, tais como Demonstração Direta, Por Contraposição/Por Absurdo, Por Contradição, Por Indução e Exaustão, bem como os benefícios de suas aplicações durante as aulas de matemática e o uso de processos construtivos no processo de ensino e aprendizagem. Apresentamos alguns objetos matemáticos, analisando diferentes propostas de demonstrações e construções algorítmicas, que reforçam o experimento em sala de aula como ferramenta de ensino. Nosso objetivo é discutir a utilização das provas e demonstrações através de procedimentos construtivos e lógicos, no sentido de reforçar a compreensão do aluno no processo de aprendizagem na educação básica. Ao realizar demonstrações construtivas, os alunos podem experimentar, fazer conjecturas e dar um sentido ao conhecimento matemático antes de formalizá‐lo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47596
ISBN: 978‐612‐46647‐2‐4
Appears in Collections:LPM - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_lmmlima.pdf296,77 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.