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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Luiza Maria Morais-
dc.contributor.authorBorges Neto, Hermínio-
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Cláudia Mendonça-
dc.date.accessioned2019-11-08T18:22:47Z-
dc.date.available2019-11-08T18:22:47Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationLIMA, Luiza Maria Morais; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Construções algorítmicas e demonstrações axiomáticas. In: COLOQUIO INTERNACIONAL ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS, 7., 11-13 fev. 2014, Lima. Anais... Lima: Ind. Gráfica Dala's, 2014. p. 408-418.pt_BR
dc.identifier.isbn978‐612‐46647‐2‐4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47596-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInd. Gráfica Dala'spt_BR
dc.subjectDemonstraçõespt_BR
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleConstruções algorítmicas e demonstrações axiomáticaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho discutimos a utilização das provas matemáticas e demonstrações através de procedimentos construtivos e lógicos, no sentido de reforçar a compreensão do aluno e obter um aprendizado mais concreto e completo. Para isso, estudamos diferentes tipos de demonstração, tais como Demonstração Direta, Por Contraposição/Por Absurdo, Por Contradição, Por Indução e Exaustão, bem como os benefícios de suas aplicações durante as aulas de matemática e o uso de processos construtivos no processo de ensino e aprendizagem. Apresentamos alguns objetos matemáticos, analisando diferentes propostas de demonstrações e construções algorítmicas, que reforçam o experimento em sala de aula como ferramenta de ensino. Nosso objetivo é discutir a utilização das provas e demonstrações através de procedimentos construtivos e lógicos, no sentido de reforçar a compreensão do aluno no processo de aprendizagem na educação básica. Ao realizar demonstrações construtivas, os alunos podem experimentar, fazer conjecturas e dar um sentido ao conhecimento matemático antes de formalizá‐lo.pt_BR
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