Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374
Tipo: | TCC |
Título : | Design++código: código como ferramenta de design |
Autor : | Pompeu, Denise Pinheiro |
Tutor: | Vieira, Roberto César Cavalcante |
Palabras clave : | Ensino;Lógica de programação;Design;Construcionismo;Design generativo |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | POMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Estudo sobre metodologia no ensino de programação e como técnicas de aprendizado podem ser aplicadas para potencializar esse ensino, a fim de criar um produto que possa aproximar design de programação. A pesquisa é constituída de estudos de caso a partir de questionários, testes metodológicos e observações feitas em workshops de ensino de programação. As conclusões serviram de base para elaboração de um material com proposta de tornar programação um assunto mais lúdico e pessoal. Este estudo tem como intuito avaliar a maneira como se tem pensado o ensino de assuntos que não são de domínio do Design, nesse caso programação, em sala de aula, bem como analisar sua eficiência e testar materiais para a criação de um produto que torne o assunto mais acessível, sendo assim, uma proposta de material de estímulo para o aprendizado em programação voltada para design. |
Abstract: | Study about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374 |
Aparece en las colecciones: | DESIGN - Monografias |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_dppompeu.pdf | 14,87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.