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dc.contributor.advisorVieira, Roberto César Cavalcante-
dc.contributor.authorPompeu, Denise Pinheiro-
dc.date.accessioned2019-10-02T13:43:15Z-
dc.date.available2019-10-02T13:43:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationPOMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374-
dc.description.abstractStudy about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLógica de programaçãopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectConstrucionismopt_BR
dc.subjectDesign generativopt_BR
dc.titleDesign++código: código como ferramenta de designpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEstudo sobre metodologia no ensino de programação e como técnicas de aprendizado podem ser aplicadas para potencializar esse ensino, a fim de criar um produto que possa aproximar design de programação. A pesquisa é constituída de estudos de caso a partir de questionários, testes metodológicos e observações feitas em workshops de ensino de programação. As conclusões serviram de base para elaboração de um material com proposta de tornar programação um assunto mais lúdico e pessoal. Este estudo tem como intuito avaliar a maneira como se tem pensado o ensino de assuntos que não são de domínio do Design, nesse caso programação, em sala de aula, bem como analisar sua eficiência e testar materiais para a criação de um produto que torne o assunto mais acessível, sendo assim, uma proposta de material de estímulo para o aprendizado em programação voltada para design.pt_BR
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