Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374
Type: TCC
Title: Design++código: código como ferramenta de design
Authors: Pompeu, Denise Pinheiro
Advisor: Vieira, Roberto César Cavalcante
Keywords: Ensino;Lógica de programação;Design;Construcionismo;Design generativo
Issue Date: 2018
Citation: POMPEU, D. P. Design++código: código como ferramenta de design. 2018.126 f. Monografia (Graduação em Design) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Estudo sobre metodologia no ensino de programação e como técnicas de aprendizado podem ser aplicadas para potencializar esse ensino, a fim de criar um produto que possa aproximar design de programação. A pesquisa é constituída de estudos de caso a partir de questionários, testes metodológicos e observações feitas em workshops de ensino de programação. As conclusões serviram de base para elaboração de um material com proposta de tornar programação um assunto mais lúdico e pessoal. Este estudo tem como intuito avaliar a maneira como se tem pensado o ensino de assuntos que não são de domínio do Design, nesse caso programação, em sala de aula, bem como analisar sua eficiência e testar materiais para a criação de um produto que torne o assunto mais acessível, sendo assim, uma proposta de material de estímulo para o aprendizado em programação voltada para design.
Abstract: Study about teaching methodology and other techniques and how the learning techniques can be applied to education, in the order to create a product that approches Design and Programming. The research has case studies, developed on questionnaire, methological tests and reflections produced on programming learning workshops. The results provide a base to create a material that would bring programming to a ludic and personal subject. This study aims to evaluate how the teaching programming has been realize in the classroom. Besides that, it aims to analise the effience and to test materials of differentes teaching programming methods, to create a product that turn the programminh sobject more approachble to design.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/46374
Appears in Collections:DESIGN - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_dppompeu.pdf14,87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.