Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45213
Tipo: Artigo de Evento
Título : Manifesto dos pioneiros da educação nova: incursões críticas
Autor : Morais, Raquel Pereira de
Gomes, Valdemarin Coelho
Câmara, Thaíssa Louyse Bezerra da
Palabras clave : Manisfesto;Educação;Trabalho
Fecha de publicación : 2016
Editorial : Edições UFC
Citación : MORAIS, Raquel Pereira de; GOMES, Valdemarin Coelho; CÂMARA, Thaíssa Louyse Bezerra da. Manifesto dos pioneiros da educação nova: incursões críticas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 835-844.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo tem como objeto o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e busca realizar uma análise crítica sobre esse documento e sua influência na organização da educação brasileira. Realizou-se uma leitura imanente do Manifesto, extraindo suas concepções acerca das categorias conhecimento e relação teoria e prática. Feito este movimento, partiu-se para uma crítica, tomando-se a compreensão do materialismo histórico e dialético das mesmas categorias. Dos resultados do estudo, identificamos que no concernente à categoria conhecimento, o Manifesto encontra seu fundamento nos preceitos do teórico pragmatista John Dewey, extraindo-se daí a necessidade da escola realizar suas atividades de ensino com base nos interesses do estudante e do uso que os mesmos farão do conhecimento em sua prática de vida; firmada na mesma perspectiva, a relação teoria e prática adotada pelo referido documento informa a primazia da segunda sobre a primeira.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45213
ISSN : 2447 2085
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_rpmorais.pdf342,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.