Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Morais, Raquel Pereira de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Valdemarin Coelho | - |
dc.contributor.author | Câmara, Thaíssa Louyse Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-28T14:54:28Z | - |
dc.date.available | 2019-08-28T14:54:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, Raquel Pereira de; GOMES, Valdemarin Coelho; CÂMARA, Thaíssa Louyse Bezerra da. Manifesto dos pioneiros da educação nova: incursões críticas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 835-844. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45213 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Manisfesto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | Manifesto dos pioneiros da educação nova: incursões críticas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo tem como objeto o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e busca realizar uma análise crítica sobre esse documento e sua influência na organização da educação brasileira. Realizou-se uma leitura imanente do Manifesto, extraindo suas concepções acerca das categorias conhecimento e relação teoria e prática. Feito este movimento, partiu-se para uma crítica, tomando-se a compreensão do materialismo histórico e dialético das mesmas categorias. Dos resultados do estudo, identificamos que no concernente à categoria conhecimento, o Manifesto encontra seu fundamento nos preceitos do teórico pragmatista John Dewey, extraindo-se daí a necessidade da escola realizar suas atividades de ensino com base nos interesses do estudante e do uso que os mesmos farão do conhecimento em sua prática de vida; firmada na mesma perspectiva, a relação teoria e prática adotada pelo referido documento informa a primazia da segunda sobre a primeira. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_rpmorais.pdf | 342,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.