Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Raquel Pereira de-
dc.contributor.authorGomes, Valdemarin Coelho-
dc.contributor.authorCâmara, Thaíssa Louyse Bezerra da-
dc.date.accessioned2019-08-28T14:54:28Z-
dc.date.available2019-08-28T14:54:28Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMORAIS, Raquel Pereira de; GOMES, Valdemarin Coelho; CÂMARA, Thaíssa Louyse Bezerra da. Manifesto dos pioneiros da educação nova: incursões críticas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 835-844.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45213-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectManisfestopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleManifesto dos pioneiros da educação nova: incursões críticaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem como objeto o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e busca realizar uma análise crítica sobre esse documento e sua influência na organização da educação brasileira. Realizou-se uma leitura imanente do Manifesto, extraindo suas concepções acerca das categorias conhecimento e relação teoria e prática. Feito este movimento, partiu-se para uma crítica, tomando-se a compreensão do materialismo histórico e dialético das mesmas categorias. Dos resultados do estudo, identificamos que no concernente à categoria conhecimento, o Manifesto encontra seu fundamento nos preceitos do teórico pragmatista John Dewey, extraindo-se daí a necessidade da escola realizar suas atividades de ensino com base nos interesses do estudante e do uso que os mesmos farão do conhecimento em sua prática de vida; firmada na mesma perspectiva, a relação teoria e prática adotada pelo referido documento informa a primazia da segunda sobre a primeira.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_rpmorais.pdf342,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.