Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/45213
Type: Artigo de Evento
Title: Manifesto dos pioneiros da educação nova: incursões críticas
Authors: Morais, Raquel Pereira de
Gomes, Valdemarin Coelho
Câmara, Thaíssa Louyse Bezerra da
Keywords: Manisfesto;Educação;Trabalho
Issue Date: 2016
Publisher: Edições UFC
Citation: MORAIS, Raquel Pereira de; GOMES, Valdemarin Coelho; CÂMARA, Thaíssa Louyse Bezerra da. Manifesto dos pioneiros da educação nova: incursões críticas. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 835-844.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente estudo tem como objeto o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova e busca realizar uma análise crítica sobre esse documento e sua influência na organização da educação brasileira. Realizou-se uma leitura imanente do Manifesto, extraindo suas concepções acerca das categorias conhecimento e relação teoria e prática. Feito este movimento, partiu-se para uma crítica, tomando-se a compreensão do materialismo histórico e dialético das mesmas categorias. Dos resultados do estudo, identificamos que no concernente à categoria conhecimento, o Manifesto encontra seu fundamento nos preceitos do teórico pragmatista John Dewey, extraindo-se daí a necessidade da escola realizar suas atividades de ensino com base nos interesses do estudante e do uso que os mesmos farão do conhecimento em sua prática de vida; firmada na mesma perspectiva, a relação teoria e prática adotada pelo referido documento informa a primazia da segunda sobre a primeira.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45213
ISSN: 2447 2085
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_rpmorais.pdf342,27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.