Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42569
Tipo: Resumo
Título: Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM
Autor(es): Albuquerque, Iara Machado de
Sousa, Juliane Rocha de
Andrade Neto, Manoel
Palavras-chave: Aprendizagem cooperativa;Revisor;Enem
Data do documento: 2016
Citação: ALBUQUERQUE, Iara Machado de; SOUSA, Juliane Rocha de; ANDRADE NETO, Manoel. Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Resumo: Este trabalho pretende mostrar como a abordagem cooperativa contribuiu para o amadurecimento da nossa vivência como revisores de redações estilo Enem. Através da Prae, nos foi apresentado o PRECE – Programa de Educação em Células Cooperativas, programa esse que nos identificamos e a partir de então optamos por fazer parte de um de seus projetos, o Letras Solidárias. Dessa forma, nos tornamos revisoras de redações que acompanham estudantes do ensino médio de escolas públicas, situadas no município de Pentecoste. O Letras Solidárias funciona através de uma plataforma online em que os estudantes enviam suas redações para um banco e lá permanecem até ser corrigida por um revisor. Ao adotar o projeto, iniciamos a vivência com a metodologia cooperativa que aborda a responsabilidade individual, a interdependência positiva, as habilidades sociais e a interação face a face, em que essas habilidades eram experienciadas nas células com os outros revisores do projeto. Além disso, tivemos acesso a formações sobre as competências solicitadas pelo Enem, recebemos uma matriz de referências que sempre nos auxiliava e também os feedbacks enviados a nós pelas facilitadoras alertando-nos do que era preciso melhorar foi de valiosa ajuda, visto que colaborou para o nosso crescimento acadêmico e também para fortalecer a nossa experiência como revisora de redação estilo Enem. Fica claro, a grande maturidade adquirida nessa vivência com o projeto Letras Solidárias e com a aprendizagem cooperativa, que para nós representa a certeza de que a educação e a cooperação podem sim, caminhar juntas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42569
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_imalbuquerque.pdf48,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.