Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Iara Machado de-
dc.contributor.authorSousa, Juliane Rocha de-
dc.contributor.authorAndrade Neto, Manoel-
dc.date.accessioned2019-06-07T19:25:12Z-
dc.date.available2019-06-07T19:25:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Iara Machado de; SOUSA, Juliane Rocha de; ANDRADE NETO, Manoel. Aprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEM. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42569-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem cooperativapt_BR
dc.subjectRevisorpt_BR
dc.subjectEnempt_BR
dc.titleAprendizagem cooperativa: desenvolvimento de habilidades como revisor de redações estilo ENEMpt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho pretende mostrar como a abordagem cooperativa contribuiu para o amadurecimento da nossa vivência como revisores de redações estilo Enem. Através da Prae, nos foi apresentado o PRECE – Programa de Educação em Células Cooperativas, programa esse que nos identificamos e a partir de então optamos por fazer parte de um de seus projetos, o Letras Solidárias. Dessa forma, nos tornamos revisoras de redações que acompanham estudantes do ensino médio de escolas públicas, situadas no município de Pentecoste. O Letras Solidárias funciona através de uma plataforma online em que os estudantes enviam suas redações para um banco e lá permanecem até ser corrigida por um revisor. Ao adotar o projeto, iniciamos a vivência com a metodologia cooperativa que aborda a responsabilidade individual, a interdependência positiva, as habilidades sociais e a interação face a face, em que essas habilidades eram experienciadas nas células com os outros revisores do projeto. Além disso, tivemos acesso a formações sobre as competências solicitadas pelo Enem, recebemos uma matriz de referências que sempre nos auxiliava e também os feedbacks enviados a nós pelas facilitadoras alertando-nos do que era preciso melhorar foi de valiosa ajuda, visto que colaborou para o nosso crescimento acadêmico e também para fortalecer a nossa experiência como revisora de redação estilo Enem. Fica claro, a grande maturidade adquirida nessa vivência com o projeto Letras Solidárias e com a aprendizagem cooperativa, que para nós representa a certeza de que a educação e a cooperação podem sim, caminhar juntas.pt_BR
Aparece nas coleções:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_imalbuquerque.pdf48,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.