Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/28739
Type: Dissertação
Title: Banda de música de Guanacés: caminhos didáticos para a formação humana e musical
Authors: Gonçalves, Cristiane Soares
Advisor: Nascimento, Marco Antonio Toledo
Keywords: Banda de Música;Etnologia - Guanacés, Cascavel (CE);Banda de Música de Guanacés;Educação humanística - Guanacés, Cascavel (CE);Processo de ensino-aprendizagem;Educação permanente;Etnologia;Jovem na arte;Música e crianças
Issue Date: 2017
Citation: Gonçalves, C. S.; Nascimento, M. A. T. (2017)
Abstract in Brazilian Portuguese: A pesquisa aqui apresentada revela as reflexões e os resultados sobre a didática aplicada na formação humana e musical de jovens rurais de uma Banda de Música no distrito de Guanacés na cidade de Cascavel – Ceará, mantida pela Sociedade de Assistência e Educação Rural - SAERG. As Bandas de Música, como objeto da educação musical, vem comprovando ao longo dos anos e de muitas pesquisas, ser um forte instrumento social de educação, envolvendo diferentes pessoas em diversos lugares. A Banda de Guanacés tornou-se relevante de investigação, por promover através de seu regente, ações que permitem sua resistência diante do tempo e das dificuldades, transformando a vida de muitos jovens e seus familiares com o ensino da música. Dessa forma, tivemos como objetivo nesta pesquisa, conhecer e analisar as estratégias didático-pedagógicas do maestro da Banda de Guanacés nos amparando em um estudo de caso etnográfico através de metodologia de abordagem qualitativa. Amparamo-nos teoricamente em Paulo Freire (2003; 2015) e Vygotsky (1999; 2001) quanto aos fundamentos sobre os saberes socialmente construídos em meio ao campo e ao desenvolvimento do homem, junto aos estudos da dialogicidade defendida como instrumento de liberdade e transformação no processo didático-pedagógico de formação dos sujeitos. Após estudos e análises, concluímos que o fazer didático promovido pelo mestre da banda contribui de maneira significativa à formação humana e musical dos envolvidos na Banda de Música de Guanacés.
Abstract: The research presented here reveals the reflections and results about the didactics applied in the human and musical formation of rural youths of a Music Band in the district of Guanacés in the city of Cascavel - Ceará, maintained by the Society of Assistance and Rural Education - SAERG. The Music Bands, as object of musical education, has been proving over the years and many researches, to be a strong social instrument of education, involving different people in different places. The Band of Guanacés became a relevant research, promoting through its conductor, actions that allow its resistance to the time and difficulties, transforming the lives of many young people and their families with the teaching of music. In this way, we had as objective in this research, to know and to analyze the didactic-pedagogical strategies of the conductor of the Band of Guanacés supporting us in an ethnographic case study through methodology of qualitative approach. We base ourselves theoretically on Paulo Freire (2003, 2015) and Vygotsky (1999, 2001) on the foundations of socially constructed knowledge in the midst of the field and the development of man, together with the studies of dialogicity defended as an instrument of freedom and transformation in pedagogical process of training subjects. After studies and analysis, we conclude that the didactic work done by the band's master contributes significantly to the human and musical formation of those involved in the Guanaces Music Band.
Description: GONÇALVES, Cristiane Soares. Banda de música de Guanacés: caminhos didáticos para a formação humana e musical. 2017. 86f.– Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/28739
Appears in Collections:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_dis_csgonçalves.pdf1,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.