Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25896
Tipo: Artigo de Evento
Título : Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental
Autor : Sousa, Antonia Valdelice de
Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de
Soares, Maria Elias
Palabras clave : Argumentação;Ensino fundamental;Escrita
Fecha de publicación : 2004
Editorial : XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste
Citación : SOUSA, Antonia Valdelice de; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; SOARES, Maria Elias. Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 20., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: GELNE, 2004, p. 10.
Resumen en portugués brasileño: O presente artigo é parte de um capítulo do projeto de Tese de Doutoramento da primeira autora, intitulado: Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental, a ser qualificado em 2005. Neste trabalho, visamos apresentar os diferentes tipos de argumentação, focalizando principalmente o processo de negociação argumentativa, um processo pelo qual os interlocutores "se retiram" de seu discurso, provendo assim "espaço para discussão" com seus ouvintes. Este processo é característico do discurso argumentativo elaborado. O processo de negociação será analisado notando-se a presença de certas marcas lingüísticas (contra-argumentos, formas prescritivas, expressões de graus de certeza e endosso do locutor). As marcas em questão serão as marcas de negociação que há em estudos prévios, se provadas as características do discurso argumentativo (BRASSART, 1988; ESPÉRET, COIRIER, COQUIN & GOLDER, 1987; SCHNEULY, 1988).
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25896
ISSN : 2236-0883 (online)
Aparece en las colecciones: DLV - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2004_eve_avsousa.pdf171,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.