Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/25896
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental |
Authors: | Sousa, Antonia Valdelice de Macedo, Ana Cristina Pelosi Silva de Soares, Maria Elias |
Keywords: | Argumentação;Ensino fundamental;Escrita |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | XX Jornada Nacional de Estudos Linguísticos do Nordeste |
Citation: | SOUSA, Antonia Valdelice de; MACEDO, Ana Cristina Pelosi Silva de; SOARES, Maria Elias. Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental. In: JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE, 20., 2004, João Pessoa. Anais... João Pessoa: GELNE, 2004, p. 10. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente artigo é parte de um capítulo do projeto de Tese de Doutoramento da primeira autora, intitulado: Marcas de argumentação nas produções escritas por leitores do ensino fundamental, a ser qualificado em 2005. Neste trabalho, visamos apresentar os diferentes tipos de argumentação, focalizando principalmente o processo de negociação argumentativa, um processo pelo qual os interlocutores "se retiram" de seu discurso, provendo assim "espaço para discussão" com seus ouvintes. Este processo é característico do discurso argumentativo elaborado. O processo de negociação será analisado notando-se a presença de certas marcas lingüísticas (contra-argumentos, formas prescritivas, expressões de graus de certeza e endosso do locutor). As marcas em questão serão as marcas de negociação que há em estudos prévios, se provadas as características do discurso argumentativo (BRASSART, 1988; ESPÉRET, COIRIER, COQUIN & GOLDER, 1987; SCHNEULY, 1988). |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/25896 |
ISSN: | 2236-0883 (online) |
Appears in Collections: | DLV - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2004_eve_avsousa.pdf | 171,41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.