Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Didática e psicologia: predominância, omissão, superação |
Autor(es): | Alvite, Maria Mercedes Capelo |
Palavras-chave: | Didática, psicologia e pedagogia;Censura;Superação;Professor |
Data do documento: | 1987 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista Educação em Debate |
Citação: | ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: predominância, omissão, superação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 51-60, 1987. |
Resumo: | Esta temática me leva a pensar sobre a relação da didática, psicologia e a pedagogia. Revejo então minha formação como pedagoga onde a marca da psicologia, ou melhor, do psicologismo, era evidente. A preocupação com o social, com um contexto mais amplo totalmente ausente da programação dos professores em qualquer disciplina. Cada professor, sentindo-se responsável por transmitir os conteúdos referentes à sua disciplina (conteúdos esses no mais das vezes irrelevantes, sentia estar contribuindo satisfatoriamente para a formação do futuro professor. Tendo feito o curso de Pedagogia num período de extrema repressão e censura em nosso país (de 67 a 70) o silêncio sobre o social, o escamoteamento da realidade eram sensivelmente mais fortes... |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044 |
ISSN: | 0102-1117 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1987_art_mmcalvite.pdf | 10,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.