Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlvite, Maria Mercedes Capelo-
dc.date.accessioned2015-11-20T14:16:37Z-
dc.date.available2015-11-20T14:16:37Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.citationALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: predominância, omissão, superação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 51-60, 1987.pt_BR
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidática, psicologia e pedagogiapt_BR
dc.subjectCensurapt_BR
dc.subjectSuperaçãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleDidática e psicologia: predominância, omissão, superaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta temática me leva a pensar sobre a relação da didática, psicologia e a pedagogia. Revejo então minha formação como pedagoga onde a marca da psicologia, ou melhor, do psicologismo, era evidente. A preocupação com o social, com um contexto mais amplo totalmente ausente da programação dos professores em qualquer disciplina. Cada professor, sentindo-se responsável por transmitir os conteúdos referentes à sua disciplina (conteúdos esses no mais das vezes irrelevantes, sentia estar contribuindo satisfatoriamente para a formação do futuro professor. Tendo feito o curso de Pedagogia num período de extrema repressão e censura em nosso país (de 67 a 70) o silêncio sobre o social, o escamoteamento da realidade eram sensivelmente mais fortes...pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_mmcalvite.pdf10,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.