Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Didática e psicologia: predominância, omissão, superação |
Autor : | Alvite, Maria Mercedes Capelo |
Palabras clave : | Didática, psicologia e pedagogia;Censura;Superação;Professor |
Fecha de publicación : | 1987 |
Editorial : | Revista Educação em Debate |
Citación : | ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: predominância, omissão, superação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 51-60, 1987. |
Resumen en portugués brasileño: | Esta temática me leva a pensar sobre a relação da didática, psicologia e a pedagogia. Revejo então minha formação como pedagoga onde a marca da psicologia, ou melhor, do psicologismo, era evidente. A preocupação com o social, com um contexto mais amplo totalmente ausente da programação dos professores em qualquer disciplina. Cada professor, sentindo-se responsável por transmitir os conteúdos referentes à sua disciplina (conteúdos esses no mais das vezes irrelevantes, sentia estar contribuindo satisfatoriamente para a formação do futuro professor. Tendo feito o curso de Pedagogia num período de extrema repressão e censura em nosso país (de 67 a 70) o silêncio sobre o social, o escamoteamento da realidade eram sensivelmente mais fortes... |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044 |
ISSN : | 0102-1117 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
1987_art_mmcalvite.pdf | 10,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.