Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Didática e psicologia: predominância, omissão, superação
Autor : Alvite, Maria Mercedes Capelo
Palabras clave : Didática, psicologia e pedagogia;Censura;Superação;Professor
Fecha de publicación : 1987
Editorial : Revista Educação em Debate
Citación : ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: predominância, omissão, superação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 51-60, 1987.
Resumen en portugués brasileño: Esta temática me leva a pensar sobre a relação da didática, psicologia e a pedagogia. Revejo então minha formação como pedagoga onde a marca da psicologia, ou melhor, do psicologismo, era evidente. A preocupação com o social, com um contexto mais amplo totalmente ausente da programação dos professores em qualquer disciplina. Cada professor, sentindo-se responsável por transmitir os conteúdos referentes à sua disciplina (conteúdos esses no mais das vezes irrelevantes, sentia estar contribuindo satisfatoriamente para a formação do futuro professor. Tendo feito o curso de Pedagogia num período de extrema repressão e censura em nosso país (de 67 a 70) o silêncio sobre o social, o escamoteamento da realidade eram sensivelmente mais fortes...
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044
ISSN : 0102-1117 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1987_art_mmcalvite.pdf10,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.