Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Didática e psicologia: predominância, omissão, superação
Autor(es): Alvite, Maria Mercedes Capelo
Palavras-chave: Didática, psicologia e pedagogia;Censura;Superação;Professor
Data do documento: 1987
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: ALVITE, Maria Mercedes Capelo. Didática e psicologia: predominância, omissão, superação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 10, n. 13, p. 51-60, 1987.
Resumo: Esta temática me leva a pensar sobre a relação da didática, psicologia e a pedagogia. Revejo então minha formação como pedagoga onde a marca da psicologia, ou melhor, do psicologismo, era evidente. A preocupação com o social, com um contexto mais amplo totalmente ausente da programação dos professores em qualquer disciplina. Cada professor, sentindo-se responsável por transmitir os conteúdos referentes à sua disciplina (conteúdos esses no mais das vezes irrelevantes, sentia estar contribuindo satisfatoriamente para a formação do futuro professor. Tendo feito o curso de Pedagogia num período de extrema repressão e censura em nosso país (de 67 a 70) o silêncio sobre o social, o escamoteamento da realidade eram sensivelmente mais fortes...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14044
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1987_art_mmcalvite.pdf10,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.