Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/12957
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aquisição da escrita: o que as crianças sabem sobre a pontuação que usam
Autor(es): Vieira, Iúta Lerche
Palavras-chave: Aquisição da escrita;Aquisição da pontuação;Concepção de texto;Writing acquisition
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: Vieira, I. L. (2012)
Resumo: Neste artigo mostramos como a pontuação é percebida por crianças de séries iniciais do Ensino Fundamental, durante tarefas de revisão de textos narrativos. A partir da identificação dos critérios infantis para pontuar os textos, discutimos as duas concepções mais produtivas na amostra analisada – a concepção gráfico-espacial e a concepção prosódico-discursiva. Para melhor ilustrar o ponto de vista do aprendiz, apresentamos fragmentos de respostas e elaborações feitas pelas crianças entrevistadas.
Abstract: In this paper, we discuss how punctuation is perceived by children in the early grades of Basic School, observed at the task of reviewing narrative texts. From the identification of children’s criteria to punctuate the texts, we discuss the most productive two conceptions in the analyzed sample – graphic-spatial conception, and prosodic-discursive conception. To better illustrate the pupil’s standpoint, we provide fragments of replies and narratives by the surveyed children.
Descrição: VIEIRA, Iúta Lerche. Aquisição da escrita: o que as crianças sabem sobre a pontuação que usam. Revista de Letras, Fortaleza, v. 31, n.1/2, 2012, p. 17-24.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12957
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_ilvieira.pdf385,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.