Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82662
Type: Dissertação
Title: A litoteca como estratégia didática para o ensino de geociências em uma escola municipal de tempo integral de Fortaleza - CE
Title in English: The lithoteca as a didactic strategy for teaching geosciences in a full-time municipal school in Fortaleza - CE
Authors: Paiva, Fabíola Pinheiro
Advisor: Lima, Daniel Cassiano
Co-advisor: Santiago, Silvany Bastos
Keywords in Brazilian Portuguese : Geologia;Paleontologia;Educação;Metodologias de Ensino
Keywords in English : Geology;Palaeontology;Education;Teaching Methodologies
Knowledge Areas - CNPq: CNPQ::OUTROS
Issue Date: 2025
Citation: PAIVA, Fabíola Pinheiro. A litoteca como estratégia didática para o ensino de geociências em uma escola municipal de tempo integral de Fortaleza - CE. 2025. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho aborda a importância das Geociências, como a Geologia e a Paleontologia, na educação básica e as metodologias utilizadas pelos professores no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas quanto a essas temáticas. Entretanto, devido às dificuldades de proporcionar aulas de campo e a carência de recursos, as aulas que envolvem as Geociências tornam-se extremamente abstratas, tendo seus conteúdos abordados quase que exclusivamente pelo livro didático e no espaço da sala de aula. Diante do exposto, apresentamos aqui relatos de experiências exitosas com o intuito de transformar essa realidade no contexto de uma escola municipal da Região Metropolitana de Fortaleza, por meio da organização de uma Litoteca e a elaboração de uma Cartilha de Geociências para melhor aproveitamento dos materiais, além de auxiliar e diversificar as atividades dos professores. O presente trabalho encontra justificativa na importância da abordagem de temas relacionados às Geociências na educação básica. Tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa são professores de Ciências, Geografia e História do 6º ao 9º ano da rede municipal de Fortaleza. Utilizou-se dois questionários de pesquisa como instrumentos de coleta de dados. Com base na análise dos dados, dentre os resultados obtidos, destacam-se: uma boa aceitação do Produto Educacional pelos professores envolvidos na pesquisa, além de uma avaliação positiva quanto aos materiais do acervo da litoteca que juntos irão proporcionar atividades que possibilitem a integração entre esses conhecimentos e despertar a curiosidade e interesse dos estudantes. Dessa forma, nesta pesquisa buscou-se preencher uma lacuna na metodologia de ensino das Geociências criando um acervo permanente de materiais e uma Cartilha de Geociências para a utilização de novas estratégias didáticas, permitindo aos professores tornar as aulas mais prazerosas, atraentes e significativas.
Abstract: This paper discusses the importance of Geosciences such as Geology and Palaeontology in basic education and the methodologies used by teachers to develop their teaching activities on these subjects. However, due to the difficulties of providing field lessons and the lack of resources, lessons involving the geosciences become extremely abstract, with their content covered almost exclusively in textbooks and in the classroom. In view of the above, we present here reports of successful experiences with the aim of transforming this reality in the context of a municipal school in the Metropolitan Region of Fortaleza, through the organization of a Lithoteca and the preparation of a Geoscience Primer to make better use of the materials, as well as helping and diversifying teachers' activities. This work is justified by the importance of approaching themes related to Geosciences in basic education. This is a qualitative, exploratory study, using elements of participant research. The research subjects are 6th to 9th grade science, geography and history teachers from the Fortaleza municipal school system. Two questionnaires were used as data collection instruments. Based on the analysis of the data, among the results obtained, the following stand out: good acceptance of the Educational Product by the teachers involved in the research, as well as a positive evaluation of the materials in the Lithoteca collection, which together will provide activities that make it possible to integrate this knowledge and arouse the curiosity and interest of the students. In this way, this research sought to fill a gap in Geoscience teaching methodology by creating a permanent collection of materials and a Geoscience Primer for the use of new teaching strategies, enabling teachers to make lessons more enjoyable, attractive and meaningful.
Description in Brazilian Portuguese: Acompanha produto educacional: "Cartilha de geociências".
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82662
Author's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8661793894297366
Advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8327-5998
Advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/2440306062482234
Co-advisor's ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4396-9634
Co-advisor's Lattes: http://lattes.cnpq.br/8128196166798668
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_pe_fppaiva.pdfProduto Educacional6 MBAdobe PDFView/Open
2025_dis_fppaiva.pdfDissertação935,26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.