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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLima, Daniel Cassiano-
dc.contributor.authorPaiva, Fabíola Pinheiro-
dc.date.accessioned2025-09-23T13:34:44Z-
dc.date.available2025-09-23T13:34:44Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPAIVA, Fabíola Pinheiro. A litoteca como estratégia didática para o ensino de geociências em uma escola municipal de tempo integral de Fortaleza - CE. 2025. 82 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/82662-
dc.description.abstractThis paper discusses the importance of Geosciences such as Geology and Palaeontology in basic education and the methodologies used by teachers to develop their teaching activities on these subjects. However, due to the difficulties of providing field lessons and the lack of resources, lessons involving the geosciences become extremely abstract, with their content covered almost exclusively in textbooks and in the classroom. In view of the above, we present here reports of successful experiences with the aim of transforming this reality in the context of a municipal school in the Metropolitan Region of Fortaleza, through the organization of a Lithoteca and the preparation of a Geoscience Primer to make better use of the materials, as well as helping and diversifying teachers' activities. This work is justified by the importance of approaching themes related to Geosciences in basic education. This is a qualitative, exploratory study, using elements of participant research. The research subjects are 6th to 9th grade science, geography and history teachers from the Fortaleza municipal school system. Two questionnaires were used as data collection instruments. Based on the analysis of the data, among the results obtained, the following stand out: good acceptance of the Educational Product by the teachers involved in the research, as well as a positive evaluation of the materials in the Lithoteca collection, which together will provide activities that make it possible to integrate this knowledge and arouse the curiosity and interest of the students. In this way, this research sought to fill a gap in Geoscience teaching methodology by creating a permanent collection of materials and a Geoscience Primer for the use of new teaching strategies, enabling teachers to make lessons more enjoyable, attractive and meaningful.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA litoteca como estratégia didática para o ensino de geociências em uma escola municipal de tempo integral de Fortaleza - CEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorSantiago, Silvany Bastos-
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho aborda a importância das Geociências, como a Geologia e a Paleontologia, na educação básica e as metodologias utilizadas pelos professores no desenvolvimento de suas atividades pedagógicas quanto a essas temáticas. Entretanto, devido às dificuldades de proporcionar aulas de campo e a carência de recursos, as aulas que envolvem as Geociências tornam-se extremamente abstratas, tendo seus conteúdos abordados quase que exclusivamente pelo livro didático e no espaço da sala de aula. Diante do exposto, apresentamos aqui relatos de experiências exitosas com o intuito de transformar essa realidade no contexto de uma escola municipal da Região Metropolitana de Fortaleza, por meio da organização de uma Litoteca e a elaboração de uma Cartilha de Geociências para melhor aproveitamento dos materiais, além de auxiliar e diversificar as atividades dos professores. O presente trabalho encontra justificativa na importância da abordagem de temas relacionados às Geociências na educação básica. Tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, tomando-se elementos de uma pesquisa participante. Os sujeitos da pesquisa são professores de Ciências, Geografia e História do 6º ao 9º ano da rede municipal de Fortaleza. Utilizou-se dois questionários de pesquisa como instrumentos de coleta de dados. Com base na análise dos dados, dentre os resultados obtidos, destacam-se: uma boa aceitação do Produto Educacional pelos professores envolvidos na pesquisa, além de uma avaliação positiva quanto aos materiais do acervo da litoteca que juntos irão proporcionar atividades que possibilitem a integração entre esses conhecimentos e despertar a curiosidade e interesse dos estudantes. Dessa forma, nesta pesquisa buscou-se preencher uma lacuna na metodologia de ensino das Geociências criando um acervo permanente de materiais e uma Cartilha de Geociências para a utilização de novas estratégias didáticas, permitindo aos professores tornar as aulas mais prazerosas, atraentes e significativas.pt_BR
dc.title.enThe lithoteca as a didactic strategy for teaching geosciences in a full-time municipal school in Fortaleza - CEpt_BR
dc.subject.ptbrGeologiapt_BR
dc.subject.ptbrPaleontologiapt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrMetodologias de Ensinopt_BR
dc.subject.enGeologypt_BR
dc.subject.enPalaeontologypt_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
dc.subject.enTeaching Methodologiespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.description.ptbrAcompanha produto educacional: "Cartilha de geociências".pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8661793894297366pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8327-5998pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2440306062482234pt_BR
local.co-advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4396-9634pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8128196166798668pt_BR
local.date.available2025-
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

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