Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78394
Type: TCC
Title: Uma proposta de sequência didática para o ensino de óptica geométrica utilizando a reflexão de espelhos
Authors: Silva Filho, Mário César Cândido da
Advisor: Silva, Marcos Antônio Araújo
Keywords in Brazilian Portuguese : Óptica geométrica;PhET;Sequência didática;Ensino de física
Keywords in English : Geometric optics;PhET;Didactic sequence;Physics teaching
Issue Date: 2024
Citation: FILHO, M.C.C.S. Uma proposta de sequência didática para o ensino de óptica geométrica utilizando a reflexão em espelhos. 2024. 68 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Abstract in Brazilian Portuguese: Neste trabalho será discutido o uso das metodologias de aprendizagem utilizadas em aulas no Brasil, com mais enfoque nas do ensino de Física. Ele enfatiza a necessidade de uma melhora nos métodos tradicionais de ensino, que geralmente dependem da memorização e da repetição, para estratégias mais envolventes que promovam o pensamento crítico e amplie a visão dos alunos. Para isso, vai incorporar simuladores de laboratório em formato virtual para assimilar com o mundo real em busca de um aprendizado mais significativo, que permitem que os alunos conduzam experimentos de forma interativa. Ele visa aumentar a motivação dos alunos e a compreensão dos conceitos de Física, essa proposta é essencial para tentar melhorar a qualidade geral do ensino de Física levando tecnologias a seu favor com o uso de TICs.
Abstract: In this work, the use of learning methodologies employed in classrooms in Brazil will be discussed, with a particular focus on Physics education. It emphasizes the need for improvement in traditional teaching methods, which often rely on memorization and repetition, by adopting more engaging strategies that promote critical thinking and broaden students' perspectives. To achieve this, virtual lab simulators will be incorporated to simulate real-world scenarios, aiming for a more meaningful learning experience by allowing students to conduct experiments interactively. This approach seeks to increase student motivation and understanding of Physics concepts, making it essential for improving the overall quality of Physics education by leveraging technology through the use of ICTs.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78394
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_tcc_mccsfilho.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.