Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78394
Tipo: TCC
Título: Uma proposta de sequência didática para o ensino de óptica geométrica utilizando a reflexão de espelhos
Autor(es): Silva Filho, Mário César Cândido da
Orientador: Silva, Marcos Antônio Araújo
Palavras-chave em português: Óptica geométrica;PhET;Sequência didática;Ensino de física
Palavras-chave em inglês: Geometric optics;PhET;Didactic sequence;Physics teaching
Data do documento: 2024
Citação: FILHO, M.C.C.S. Uma proposta de sequência didática para o ensino de óptica geométrica utilizando a reflexão em espelhos. 2024. 68 f. Monografia ( Graduação em Licenciatura em Física) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Neste trabalho será discutido o uso das metodologias de aprendizagem utilizadas em aulas no Brasil, com mais enfoque nas do ensino de Física. Ele enfatiza a necessidade de uma melhora nos métodos tradicionais de ensino, que geralmente dependem da memorização e da repetição, para estratégias mais envolventes que promovam o pensamento crítico e amplie a visão dos alunos. Para isso, vai incorporar simuladores de laboratório em formato virtual para assimilar com o mundo real em busca de um aprendizado mais significativo, que permitem que os alunos conduzam experimentos de forma interativa. Ele visa aumentar a motivação dos alunos e a compreensão dos conceitos de Física, essa proposta é essencial para tentar melhorar a qualidade geral do ensino de Física levando tecnologias a seu favor com o uso de TICs.
Abstract: In this work, the use of learning methodologies employed in classrooms in Brazil will be discussed, with a particular focus on Physics education. It emphasizes the need for improvement in traditional teaching methods, which often rely on memorization and repetition, by adopting more engaging strategies that promote critical thinking and broaden students' perspectives. To achieve this, virtual lab simulators will be incorporated to simulate real-world scenarios, aiming for a more meaningful learning experience by allowing students to conduct experiments interactively. This approach seeks to increase student motivation and understanding of Physics concepts, making it essential for improving the overall quality of Physics education by leveraging technology through the use of ICTs.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/78394
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_mccsfilho.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.